Acesso à mamografia: Em dois meses, ‘Centro de Saúde da Mulher’ realiza cerca de 300 exames em Simões Filho


Unidade presta atendimento em especialidades médicas direcionadas para mulheres simõesfilhenses

Na última terça-feira (05), o Centro de Saúde Noêmia Meireles Ramos – Unidade de Referência à Mulher, na cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, completou dois meses de funcionamento sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O local oferece estrutura aprimorada para garantir cidadania, dignidade e saúde às mulheres simõesfilhenses, através de uma equipe multidisciplinar para o suporte desde o pré-natal, na área de ginecologia à mamografia para detecção do câncer de mama.

Nesta quinta-feira (07), a equipe de reportagem do ‘Mapele News’ esteve no Centro de Saúde para observar como anda o atendimento e a qualidade dos serviços. “Hoje nós temos uma estrutura ampla e de qualidade para dá suporte nos atendimentos e além da mamografia, nós temos diversas especialidades. O Secretário de Saúde, Dr. Alfredo Assis procurou oferecer o melhor para a Unidade de referência e atingir a meta de atendimentos”, revelou a Coordenadora Ariadne Barros.

Ariadne
Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Ariadne Barros

Implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade consolida o avanço no sentido de oferecer serviços de saúde e ações de prevenção primária contra o câncer de mama, mediante orientação e esclarecimento sobre a importância do autoexame, realização do exame clínico das mamas por profissionais e consulta ginecológica, disponibilizando a prevenção secundária com a realização da mamografia para que, caso haja alguma alteração, tais como nódulos e cistos há o encaminhamento para à especialidade de mastologia no próprio Centro de Saúde da Mulher.

O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chance de cura, que chegam a 95% dos casos. De acordo com Ariadne Barros, os exames de mamografia são realizados, através, de marcação no setor de regulação pela Secretaria Municipal de Saúde e consulta na Centro de Referência à Mulher nos dias de 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feiras, sendo que na 5ª feira, a médica mastologista verifica todos os laudos e exames. Após dois meses de funcionamento, uma média de 300 exames de mamografia ja foram realizados.

Além da Mamografia, a Unidade de Saúde atende nas especialidades: Psicologia, Nutrição, Ginecologia (Ultrassom, preventivo completo, pélvica, transvaginal, obstetra, tireóide), Pré-Natal, Fisioterapia, Mastologia, Vacinas, Curativo, Farmácia, Laboratório e outros.

21

Apesar da estrutura ampla, a maior preocupação de acordo com Ariadne Barros é cada vez mais aprimorar os objetivos e metas na melhoria da qualidade dos serviços de mamografia e para isso o ambiente possui equipamentos e serviços seguros, qualidade na emissão e interpretação dos laudos, diagnósticos precisos, além de orientação às mulheres que se encontram em dificuldades dando todo suporte para o melhor atendimento.

Dos 300 exames de mamografia realizados, até o momento nenhum caso de câncer de mama foi notificado. “Embora houve um caso suspeito, ainda não chegou a notificação” , disse a Coordenadora que acrescentou que existe a flexibilidade tanto do setor de regulação como da técnica que realiza o procedimento e havendo urgência, ainda que a agenda esteja fechada, os objetivos são realizados com o atendimento extra.

Sala de Mamografia
Sala de Mamografia

Com relação ao Pré-Natal é feita uma triagem pela enfermeira e o médico atende as gestantes de alto risco. Os pacientes que moram em bairros onde tem Unidade de Saúde da Família (USF), poderão fazer o encaminhamento na sua localidade.

Questionada se o Centro de Saúde é referência em Simões Filho, a coordenadora disse com propriedade. “Referência sim, e a paciente além do exame de mamografia, tem acesso a ultrassom mamária e ao mastologista”, concluiu.