ABANDONO e DESCASO: Moradores e lideranças de Mapele reivindicam da Petrobrás esclarecimentos sobre transição de Centro Social


capa

Um encontro para tratar do processo de transição do Centro Social construído pela Petrobras há cerca de três anos e está abandonado no distrito de Mapele, zona rural do município de Simões Filho.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (08), entre representantes da empresa, dos poderes públicos e líderes de organizações inseridas na comunidade. O prédio que está localizado na Rua da Mangueira, no final de linha de Mapele durante todo este período encontra sem oferecer serviços para à população. Um possível alinhamento entre Petrobrás e a Prefeitura provocou indignação das lideranças que consideram uma “falta de respeito”, já que os moradores não devem ficar de fora das negociações.

Para esclarecer o alinhamento entre empresa e Prefeitura, a representante do Grupo Jovem, Vida e Arte (JOVA), Kátia; procurou a Petrobrás e cobrou esclarecimentos; fato que gerou o encontro nesta sexta-feira. A Petrobrás foi representada pelo Sr. Dante, além das presenças do Secretário de Cultura Valter Mangabeira (Prefeitura), Presidente da Câmara Joel Cerqueira (Legislativo), Grupo Jova (Kátia), Sindicato Rural (Sérgio de Mapele) e Associação dos Pescadores (Raimundo Batista).

De acordo com Kátia é grande a necessidade do espaço, inclusive, a Petrobrás deixou claro que “se não houvesse a intenção de passar o espaço para a comunidade, não teria construído”. “A intenção é ver o Centro Social funcionando, além de buscar novas parcerias para que realmente o espaço funcione. Grande é o anseio da comunidade que é carente de um espaço público”, explicou.

Logo após a construção do Centro, a comunidade de Mapele cobra esclarecimentos sobre o processo de transição e se irá acontecer via “organizações ou Prefeitura e como a população poderá participar das negociações”.

De acordo com o Sr. Dante, representante da Petrobrás, a situação é extremamente jurídica e os atrasos com relação à abertura do espaço foi pela questão que Mapele era uma fazenda e vinha  buscando quem era o dono das terras. Atualmente como ‘posseiro’, a empresa não tem como passar juridicamente a posse do espaço para a comunidade.

Ainda de acordo com as informações, existe a necessidade do poder público entrar com as negociações, através, do setor jurídico da Prefeitura para alinhar a melhor forma e como será conduzido o processo de transição.