Brasil registra aumento de 77% na geração de energia eólica


O país aumentou a produção e o consumo de energia limpa em 2015, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Houve crescimento de 77,1% na geração de energia eólica no ano passado, além de um avanço de 18,6% no consumo de etanol. Já o consumo de gasolina caiu 9,5%. Os dados são do Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional – BEN, Edição 2016, que apresenta detalhes da oferta, transformação e consumo final de produtos energéticos no Brasil.

(Foto: Mateus Pereira/SECOM/Divulgação)

A oferta interna de energia – total de energia disponibilizada no país – atingiu 299,2 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (Mtep) em 2015, o equivalente a uma redução de 2,1% em relação a 2014. Parte da queda foi puxada pela oferta interna de petróleo e derivados, que encolheu 7,2% em consequência do superávit nos fluxos de exportação e importação dessas fontes energéticas. A EPE ressaltou ainda que a redução da oferta interna bruta de energia também teve contribuição do enfraquecimento da atividade econômica: o PIB brasileiro teve retração de 3,8% em 2015, segundo o IBGE.

No caso da eletricidade, a participação de renováveis na matriz brasileira avançou de 74,6% em 2014 para 75,5% em 2015. O resultado é consequência da queda na geração térmica à base de derivados de petróleo e do aumento da geração à base de biomassa e eólica, o que compensou a redução de 3,2% na energia hidráulica. Informações do CORREIO.