Prefeito de Camaçari abdica da reeleição; cria 3ª via e oposição diz que é ‘golpe’


O prefeito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Ademar Delgado (PT), se articula por uma terceira via na disputa das eleições municipais de 2016.  O nome da possível afilhada política do gestor camaçariense é o da sua atual secretária de Governo, Jailce Andrade. A chefe da pasta é filiada ao PT, mas como o nome preferido pela cúpula petista na Bahia e pelo núcleo político do governo do Estado é o do deputado federal Luiz Caetano (PT), Jailce poderá ir para o PCdoB e se tornar a terceira via, apoiada pelo seu padrinho político e atual comandante do Município.

Em entrevista à Tribuna da Bahia,  Delgado esclareceu que  está disposto a abrir mão da reeleição para evitar uma derrota no pleito de outubro. “Essa terceira via pode ser pelo partido ou por um partido da base, se houver uma aceitação do partido e um pacto com o governador [Rui Costa]. Se houver esse entendimento, a gente toca pelo partido. Se não der, ela poderá ir para o PCdoB, e o PCdoB já a convidou para ser candidata pelo partido. Quero trabalhar para que a gente ganhe as eleições. Para isso, abdico da reeleição para a gente construir um consenso, já que houve esse rompimento com o [Luiz] Caetano”, disse Delgado.

Delgado demonstrou disse ainda que enxerga como um “ato de grandeza” abrir mão da candidatura à reeleição e foi cauteloso ao considerar que caso deixe o PT pode ser visto como oportunista e revelou que o deputado Federal Luiz Caetano em momento algum, pediu publicamente o seu apoio. Considerando que não é valído um prefeito de uma cidade como Camaçari não participar de um processo político e apesar de abrir não da releição, garantiu que não vai ficar fora do processo político. A solução encontrada foi viabiliar a terceira via para que possa participar do processo.

Oposição diz que terceira via é novo golpe

A busca de uma terceira via arquitetada pelo atual prefeito de Camaçari, Ademar Delgado (PT), para disputar as eleições municipais deste ano é visto pela oposição como uma tentativa de confundir os eleitores camaçarienses.  O líder da Oposição na Câmara de Vereadores e pré-candidato a prefeito pelo Democratas, Antonio Elinaldo, acusa o ex-prefeito Luiz Caetano de buscar o apoio do PT e da prefeitura, mas descartar o apoio de Delgado.

“O prefeito, que é do PT e não sairá do PT, está bastante desgastado na cidade. Para tirar esse desgaste pretendem lançar uma candidatura alternativa. É mais um golpe. Mas o desgaste não está em Ademar, mas sim no PT. Como no país inteiro”, criticou o oposicionista.

De acordo com Antônio Elinaldo, a oposição em Camaçari não pretende derrotar um nome, mas o PT. “Não estamos preocupados se Caetano vai ser candidato, se eles vão dividir [com Ademar]. Estamos preocupados em formar nosso plano de governo e apresentar um projeto alternativo para transformar a cidade. Não vamos derrotar um nome, mas sim o PT”, disse.