Brasil fechou 1,5 milhão de vagas com carteira assinada em 2015


O mercado de trabalho brasileiro fechou 1.542.371 vagas de emprego em 2015, considerado o pior resultado desde 1992. Uma das razões do recorde negativo foram as demissões na indústria e na construção civil, além da retração na atividade econômica com baixa demanda por bens e serviços, contração do crédito, entre outros fatores.

De acordo com o Ministério do Trabalho a indústria de transformação demitiu 608,8 mil trabalhadores com carteira assinada e o setor de construção civil fechou 416,9 mil vagas, dados divulgados nesta quinta (21). A agricultura foi o único setor a apresentar saldo positivo de vagas no ano passado, com a criação de 9.821 postos.

Entre os estados que mais tiveram demissões, estão São Paulo com o fechamento de 466 mil vagas, Minas Gerais, 196 mil, e Rio de Janeiro, 183 mil vagas encerradas.

Para a ‘Folha de São Paulo’, o ministro do Trabalho, Miguel Rossetto, afirmou que o ano de 2015 foi ruim para o emprego no país, com diminuição da renda, mas que essas perdas não anularam as conquistas dos últimos anos. “Se tivemos um ano difícil em 2015, preservamos as conquistas importantes dos últimos anos em relação à ampliação forte do mercado de trabalho.”

O ministro acredita que em 2016 ampliará a expansão do crédito, retomada das exportações, recuperação dos mercados antes ocupados por importações, concessões e na terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida, que, na visão do governo, pode aliviar o setor da construção civil.