21 novas empresas serão instaladas em Simões Filho gerando mais de 5 mil empregos; veja quais são


Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a administração pública municipal tem apostado na instalação de grandes empresas nas imediações do Centro Industrial de Aratu (CIA), um dos principais pólos comerciais da Bahia, que coloca o município entre as seis maiores economias do estado.

Embora a taxa de desemprego na cidade tenha crescido cerca de 24% nos últimos anos, a promessa das autoridades municipais para um futuro próximo é que essa realidade mude drasticamente para um saldo positivo, onde geração de emprego e renda  serão palavras que farão parte do cotidiano da população.

No dia 30 de janeiro de 2017, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Nilton Novaes anunciou a implantação de pelo menos 13 empresas, que de acordo com ele teriam previsão de começar a operar até o primeiro semestre de 2018. Foram elas: Valente logística, Central Madeireira, Atacadão, Isoplast, Movesa, Indeba, Companhia Empório, Postes Fibras, Aratu log, Coca Cola/Cristal, Friozen, Atakarejo e Cone Aratu.

Além das já citadas, somente neste mês de outubro 4 novas fábricas promoveram coletivas de imprensa junto a Prefeitura Municipal para apresentarem projetos das suas novas sedes em Simões Filho, a exemplo da Bomix e a J. Macedo, que estão com mais da metade de suas obras concluídas. Também tem a Cicloteo Concreto e a Concrelog, ambas voltadas para o setor da construção civil que foram anunciadas na manhã desta segunda-feira (16).

Somente a J. Macedô investiu inicialmente o valor R$ 210 milhões em obras, com previsão de inauguração para o próximo mês de fevereiro, prometendo gerar no mínimo 100 empregos diretos.

Já a Bomix, de acordo com o anunciado, tem um investimento previsto pra o processo de implantação, inauguração e funcionamento avaliado em R$ 60 milhões. A empresa até agora contratou 500 funcionários e deve gerar mais 250 empregos diretos para o início da operação.

Apesar da expectativa, muitos ainda são os que ocupam as filas do Sine/Simões Filho todas as manhãs, de segunda a sexta-feira. Algumas das empresas previamente anunciadas estão com as obras paralisadas por tempo indeterminado, como é o caso do Atakarejo, que começou a ser construído nas proximidades da quadra 07 do CIA I, mas há alguns meses foi interrompida.

Em entrevista exclusiva a reportagem do Mapele News, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado disse que algumas das empresas anteriormente divulgadas estão com o alvará liberado, mas ainda não iniciaram as construções.

“Tem 8 empresas que foram anunciadas no inicio do ano que já estão com o alvará, mas ainda não iniciaram as obras. Então, nós estamos chamando as empresas, até pra socializar as informações com a Câmara de Vereadores, com os secretários, com os formadores de opinião da cidade, com os pequenos empresários, com os médios empresários pra criar um link de aproximação estratégico, para que isso gere negócios”, explicou Djalma.

Em compensação, outras empresas chegaram na cidade e algumas já estão operando ou pretendem operar no primeiro trimestre de 2018, como a Card Log, a ampliação da Vale Maganês, a Aluba, o Depósito Pontual, e a Friozem que juntas com a Bomix, a J.macedo a Aratu Log, a Concrelog e a Cicloteo representam investimentos no valor bruto de 592 milhões.

“No ano que vem com certeza muitas vão estar em operação ou finalizando o projeto. Que elas consigam fazer com que o município em um tempo pequeno, nos próximos 1 ou 2 anos conseguida ter uma capacidade de investimento melhor, para que o prefeito tenha conforto em fazer os projetos e as obras que ele prometeu na campanha”, completou.

No total são 21 empresas e mais de 3.500 empregos previstos somente para a primeira fase de execução. Com a somatória da segunda fase, serão mais de 6 mil empregos que deverão estar disponíveis até o ano de 2019.