20 buracos em estrada com más condições de uso geram revolta em distrito de Simões Filho


Moradores dos distritos de Mapele, Cotegipe e Santa Luzia em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) reclamam de buracos em vias públicas. Com a chegada das primeiras chuvas de verão, a situação pode piorar.


Na avenida que liga o Centro da cidade ao distrito de Cotegipe, por exemplo, na altura do trecho que fica entre o posto da Policial Federal e a entrada do bairro, a situação das crateras abertas ao longo da via preocupa motoristas e pedestres. Uma passagem feita pela reportagem do Mapele News, na manhã desta segunda-feira (11) contabilizou pelo menos 20 buracos na estrada.

Apesar de ter recebido uma camada de asfalto há algum tempo, a lama e a água que escorre nas laterais vão danificando o pavimento. Um grande desnível que pode ser visto em trechos diferente da via também indicam que o asfalto pode ceder por completo a qualquer momento.

As crateras ameaçam motoristas e pedestres que transitam na área. Pequenos acidentes já foram registrados no local, inclusive, envolvendo motocicletas. Os moradores decidiram procuram sinalizar os buracos mais profundos com materiais improvisados, na tentativa de evitar novas ocorrências.

“Imagine em um lugar desses, cheio de curvas, o motorista vindo embalado e ter que frear em cima de um buraco. É complicado, porque a depender de como ele tentar parar, pode perder o controle do veículo e acabar batendo em uma de nossas casas”, comentou seu Raimundo.

Além da questão da falta de segurança que envolve as más condições da via, o que mais preocupa a comunidade é o fato da avenida ser a principal ligação entre o Centro da cidade e o distrito, além de servir para o transito dos veículos do transporte alternativo que liga os bairros e que provavelmente ficará inviável.

A população diz já ter avisado a Prefeitura do problema através dos vereadores que representam a comunidade, mas reclamam que o que até o momento, nenhuma providência foi tomada.

Os riscos pelos quais as comunidades adjacentes ficam expostas vão desde os acidentes com animais na pista, tendo em vista que a estrada fica localizada em uma zona rural, até ocorrências mais graves, que podem ser fatais para pedestres, motoristas e passageiros.